A VIDA ESTÁ PÔR TODA PARTE

A VIDA ESTÁ PÔR TODA PARTE
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E VEJA

APRENDA SÔBRE :

CHÁ VERDE UM ALIADO DA SAÚDE.


Chá verde

Um aliado da saúde

As virtudes medicinais do chá verde (também conhecido como banchá) são de conhecimento milenar mas, o que os orientais sabiam por intuição e observação, hoje, a ciência vem fundamentando.

Rico em flavonóides - substâncias antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular precoce - o chá verde é reconhecido como um aliado da saúde.

O chá é proveniente das folhas da Camellia sinensis, que cresce em grandes altitudes, climas quentes e chuvosos. Embora a planta asiática seja cultivada em mais de trinta países, seus maiores produtores são a China, Japão, Índia e Sri Lanka.

A forma de secagem das folhas vai determinar o tipo de chá que se vai produzir. No chá preto, por exemplo, as folhas sofrem um processo de fermentação. Já para produzir o chá verde, as folhas são passadas pelo calor, logo após a colheita, justamente para evitar a fermentação natural.

As folhas podem ser secadas pelo processo chinês que usa uma bacia de cobre a 100ºC ou pelo sistema japonês, a vapor, que é mais conhecido. Os processos são importantes porque impedem a retenção da teína (substância análoga à cafeína) nas folhas e preserva os flavonóides.

No oriente, o chá verde é um hábito, adotado desde a infância. Seu consumo equivale ao nosso consumo de refrigerantes.

Benefícios do chá verde

São muitas as possibilidades de prevenção de doenças oferecidas pela bebida.

O chá verde é rico em magnésio (importante para os ossos), potássio (vital para os batimentos cardíacos, os músculos e nervos), ácido fólico (importante para a divisão celular), e em vitaminas C, K (para a coagulação sanguínea), B1, B2 e B6 (essencial para o metabolismo de proteínas).

Por conter tanino, ajuda a prevenir doenças cardíacas e circulatórias. O consumo diário da bebida ajuda a reduzir as taxas do LDL (colesterol que faz mal à saúde) e fortalece as artérias e veias. Pesquisadores acreditam que o hábito oriental de beber chá em vez de café é um dos fatores responsáveis pelo menor índice de infarto nos países do oriente.

Outro componente importante é a teofilina que ajuda a dilatar os brônquios, melhorando, assim, a respiração dos asmáticos.

Mais um benefício da ingestão do chá verde é quanto à prevenção de cáries, devido ao flúor contido nas folhas. O resultado ainda é melhor se forem feitos bochechos com a bebida.

O chá verde ativa o sistema imunológico, por isto muito se fala que o consumo regular da bebida ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, artrose, arteriosclerose e outras doenças degenerativas. As virtudes do chá verde na prevenção do câncer é devido a sua riqueza em bioflavonóides e catequinas, substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores.

Pesquisadores da UCLA (University of California Los Angeles) conseguiram demonstrar que o extrato de chá verde interrompeu um processo de metástase de câncer de bexiga, evitando que ele se espalhasse para outras áreas do corpo. Assim, foi constatado que o extrato pode manter as células cancerígenas confinadas e localizadas, tornando mais fácil o tratamento, porém é preciso entender, ainda, como tudo acontece.

Também já se percebeu que o chá verde acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordura corporal. Um dos estudos foi realizado na Suíça com três grupos de pessoas que seguiram a mesma dieta. O grupo que recebeu chá verde teve aumento de 4% na velocidade de combustão das calorias no organismo e de 5% na queima de calorias em relação aos outros dois grupos pesquisados.

Os princípios curativos e regeneradores da Camellia sinensis são aproveitados, ainda, pelas indústrias de cosméticos que incluem os extratos das folhas em fórmulas de produtos como cremes e loções. Substâncias presentes na Camellia sinensis também dissolvem gorduras e são indicadas para o tratamento de celulite e gordura localizada.

Cuidados

Embora o chá verde apresente tantos benefícios, vale ressaltar que, tal como o chá preto, ele contém teína - um alcalóide análogo à cafeína, que é estimulante químico. Após o preparo, o chá, por estar mais diluído, tem metade da substância estimulante do café, porém continua sendo levemente estimulante.

Portanto, o consumo de chá forte (concentrado), ou de muitas xícaras ao longo do dia, pode causar inquietação ou insônia, além de azia e má digestão. Em pessoas sensíveis, também pode desencadear dores de cabeça e enxaquecas.

-ATENÇÃO-ESTE É UM TRABALHO VOLUNTÁRIO !

-QUER RECEBER ARTIGOS SÔBRE ALIMENTAÇÃO NATURAL,BELEZA,PROMOÇÃO DA SAÚDE,ECOLOGIA;AGRICULTURA ORGÂNICA,SABER SÔBRE OS MELHORES CURSOS NESTAS ÁREAS,CANCELAR O ENVIO DAS INFORMAÇÕES;DAR

SUGESTÕES;TIRAR DÚVIDAS;SABER O QUE É O.L.A PROJETO CLOROFILA;

SABER SÔBRE O VOLUNTARIADO,SE ASSOCIAR Á NÓS,PATROCINAR OU FAZER DOAÇÕES ???

E-MAIL para biogenese1@gmail.com ou no BLOG http://projetoclorofila.blogspot.com .

AQUÍ TODOS SÃO MUITO BEM VINDOS.

OBRIGADO