A VIDA ESTÁ PÔR TODA PARTE

A VIDA ESTÁ PÔR TODA PARTE
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E VEJA

APRENDA SÔBRE :

ALIMENTOS VOCÊ SABE O QUE COME?






VOCÊ SABE O QUE COME?


Você costuma ler os rótulos das embalagens dos alimentos que compra? Já se perguntou por que tantas pessoas não têm este hábito?
Talvez a razão seja a pressa na hora das compras ou a letra miúda ou ainda a dificuldade de entender as informações. Quando muito, alguns consumidores mais atentos buscam a data de validade do produto, especialmente para os gelados, que têm um tempo de vida mais curto.

Mas além desta informação, há outras que podem ajudar o consumidor a escolher melhor o que come ou bebe. A nutricionista Neiva Marcolino diz que "a leitura dos rótulos é importante para quem está aprendendo a se alimentar", ou seja, para quem está em processo de reeducação alimentar, especialmente, para quem está perdendo ou quer perder peso.

Depois que se começa a prestar atenção na quantidade de calorias de cada alimento, ou se ele contém açúcar ou adoçante, acaba se estendendo o hábito a outras observações em relação ao produto, como, por exemplo, se ele é ou não rico em gorduras trans (gorduras hidrogenadas que elevam o colesterol), para se escolher produtos mais saudáveis.

Para facilitar o consumidor, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu algumas mudanças nas informações contidas nas embalagens, que serão padronizadas em todo o Mercosul. As indústrias têm até julho de 2006 para adequarem os rótulos de seus produtos, mas muitas já o fizeram.

Nos novos rótulos devem constar, obrigatoriamente, o valor energético (em kcal), e as quantidades de carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio do produto. Essas informações nutricionais terão que fornecer a quantidade da porção do alimento em grama ou mililitro, e o correspondente em medida caseira, como copo, xícara, dentre outros.

O valor diário calórico será calculado não mais com base em 2500Kcal diárias, como era feito, mas no consumo de 2000 Kcal por dia. Este decréscimo do valor referência deve-se principalmente à preocupação com o aumento da obesidade no mundo. Neiva Marcolino lembra que este valor deve ser considerado apenas uma referência, uma vez que as necessidades calóricas e de nutrientes de cada um variam de acordo com o sexo, a atividade física, a idade, podendo ser inferior ou superior ao valor estipulado como referência.

Aprendendo a interpretar as informações

O valor calórico (ou energia) indica o total de calorias dos carboidratos, proteínas e gorduras da porção de um alimento e é expresso em quilocalorias - Kcal)

Os carboidratos são responsáveis pelo fornecimento de energia para que o corpo possa realizar atividades físicas e mentais. Cada grama corresponde a 4 Kcal. Devem representar 60% do valor calórico total diário, em uma alimentação equilibrada.

As proteínas têm função reparadora, de cicatrização e de fabricação de tecidos. Cada grama corresponde a 6 Kcal. Estes nutrientes devem representar 15% do valor calórico total diário consumido.

As gorduras totais são o somatório de todas as gorduras (saturadas, insaturadas e trans) contidas no alimento. Ajudam na absorção e transporte das vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), na composição das membranas celulares e no equilíbrio térmico do organismo. Cada grama corresponde a 9 Kcal. Elas devem representar 15% do valor calórico total diário consumido. As gorduras saturadas quando consumidas em excesso podem causar obesidade, câncer e doenças cardiovasculares. As gorduras trans ou hidrogenadas colaboram na elevação do nível de colesterol, por isto é prudente não se consumir mais de 2 gramas diários.

As fibras alimentares não fornecem calorias e contribuem para o bom funcionamento do intestino, reduzem o risco de doenças cardiovasculares, câncer e obesidade e ajudam a controlar a fome. Uma alimentação equilibrada deve conter 25 gramas por dia.

O sódio também não fornece calorias. É importante para o organismo, mas se consumido em excesso pode causar hipertensão. Em uma alimentação saudável não deve ultrapassar 2.400 miligramas por dia, no entanto, observe a quantidade de sódio que contém um pacote de Miojo, consumido numa refeição!

O % VD (Valor Diário de Referência) indica o percentual de cada nutriente que a porção do alimento contém.

Outro objetivo da leitura é o consumidor identificar se o produto tem itens que ele não pode consumir, como no caso dos diabéticos, alerta a nutricionista. Contudo, é muito importante o acompanhamento do médico e do nutricionista porque "muitas vezes o diabético tem outros problemas como dislipidemia (colesterol e triglicerídios elevados) e é preciso ser orientado, pois além do açúcar é necessário evitar grande quantidade de gordura saturada", informa Neiva.

O mesmo acontece nas dietas em geral, quando o profissional especializado estabelece a alimentação padrão, equilibrando os vários nutrientes que cada um precisa, depois é ficar alerta aos conteúdos das novidades industrializadas.


-ATENÇÃO-ESTE É UM TRABALHO VOLUNTÁRIO !

-QUER RECEBER ARTIGOS SÔBRE ALIMENTAÇÃO NATURAL,BELEZA,PROMOÇÃO DA SAÚDE,ECOLOGIA;AGRICULTURA ORGÂNICA,SABER SÔBRE OS MELHORES CURSOS NESTAS ÁREAS,CANCELAR O ENVIO DAS INFORMAÇÕES;DAR

SUGESTÕES;TIRAR DÚVIDAS;SABER O QUE É O.L.A PROJETO CLOROFILA;

SABER SÔBRE O VOLUNTARIADO,SE ASSOCIAR Á NÓS,PATROCINAR OU FAZER DOAÇÕES ???

E-MAIL para biogenese1@gmail.com ou no BLOG http://projetoclorofila.blogspot.com .

AQUÍ TODOS SÃO MUITO BEM VINDOS.

OBRIGADO