A VIDA ESTÁ PÔR TODA PARTE

A VIDA ESTÁ PÔR TODA PARTE
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E VEJA

APRENDA SÔBRE :

DETOXIFICAÇÃO HEPÁTICA.

A44-Detoxificação Hepática

Nosso organismo está exposto diariamente a receber, através do ar, água, alimentos, diversas substâncias tóxicas, que necessitam serem metabolizadas, para não acumularem e provocarem sobrecargas e disfunções orgânicas importantes que propiciam o desenvolvimento de doenças crônico-degenerativas.
Estas substâncias tóxicas são compostas por metais pesados, como: chumbo, mercúrio, cádmo, arsênico, níquel e alumínio; toxinas químicas: químicos tóxicos, medicamentos, álcool, pesticidas, herbicidas, aditivos alimentares, solventes e matérias de limpeza (sabonetes,shampoos,pasta de dente e etc); compostos microbianos e produtos finais do metabolismo protéico: uréia e amônia.
Os principais sintomas envolvidos com a intoxicação são: dores de cabeça, fadiga, dores musculares, indigestão, tremores, constipação, anemia, calafrios, tonturas e coordenação motora alterada.
O fígado é um órgão responsável por filtrar todas as toxinas produzidas pelo próprio organismo quanto as provenientes do meio ambiente, que são acumuladas ao longo dos anos.
O mecanismo responsável pela detoxificação se dá através da filtragem sanguínea, sendo que, cerca de 2/4 do sangue do organismo é viabilizado a cada minuto para desempenhar esse processo. Assim, o fluxo sanguíneo que chega do intestino ao fígado com altas concentrações de bactérias, endotoxinas bacterianas e diversas substâncias tóxicas, são eliminados quase que completo na primeira passagem. No entanto, se ocorrer alguma disfunção no fígado, pode ser que esse mecanismo sofra alterações, fazendo com que as concentrações de toxinas aumentem de maneira considerável, em cerca de 10 vezes.
A detoxificação hepática é dividida em três fases distintas:

Fase I: As substâncias tóxicas sofrem transformações metabólicas para posteriormente, na fase II tornar possível a sua eliminação.



Fase II: Nessa fase as toxinas formadas ou recebidas na fase I se conjugam com alguns grupos químicos hidrossolúveis, tornando-se compostos excretáveis, o que facilita a eliminação através da função renal (urina).



Fase III: Nessa fase o metabólito excretável é eliminado da célula é transportado para a circulação e eliminado através das vias biliares, pelo tecido renal e intestino.



A alimentação contribui de maneira significativa para realizar uma detoxificação hepática, como demonstra a seguir:

Nutrição Funcional na Detoxificação Hepática :


- É preferível que seja consumidos alimentos livres de agrotóxicos (orgânicos), principalmente aqueles que se fazem o uso rotineiramente, como por exemplo, o arroz.
- Deve-se retirar da alimentação alguns alimentos fontes de toxinas e alergenos alimentares, como no caso do leite de vaca, produtos compostos de glúten (Ex: trigo, centeio, cevado e aveia), corantes, aditivos alimentares e o açúcar.
- Também se devem retirar alimentos ricos em gorduras saturadas e hidrogenadas e bebidas alcoólicas;
- A dieta oferecida deve ser calculada de acordo com as recomendações diárias de nutrientes, principalmente com relação aos aminoácidos e proteínas, pois na fase II para o processo de detoxificação são utilizados diversos aminoácidos.
- A hidratação adequada é de suma importância, para ao se conjugar com compostos hidrossolúveis, facilitar a eliminação de toxinas através de fezes, urina, suor e respiração.
- A dieta de detoxificação alimentar pode fazer parte da rotina alimentar diária, desde que seja equilibrada e balanceada, de acordo com as necessidades individuais de cada um.
Abaixo segue um quadro com alguns alimentos detoxificantes, que deveriam ser inclusos no cardápio habitual para facilitar o processo de detoxificação hepática:

obs:Os alimentos baseados na vitalidade foram classificados por Edmond Székeli como:

Biogênicos (que geram a vida)-sementes germinadas e brotos.

Bioativos (ativam a vida por ainda manterem alguma vitalidade)-frutas,legumes,verduras frescas e cruas.

Bioestáticos (simplesmente mantém a vida)-alimentos cozidos,congelados e refinados.

Biocídicos(consomem a vida)-alimentos com produtos químicos ou radiações,conservantes,aromatizantes


Alimentos Substâncias Bioativas Ações no organismo
Chá verde ou preto Catequinas Antioxidante, antiinflamatório, acelera as fases I e II da detoxificação hepática
Alecrim Flavonóides e ácidos fenólicos Antioxidante e antiinflamatório
Alho e cebola Ajoeno, alicina, sulfetos, entre outros Antioxidante, inibe ação mutagênica de diversos carcinógenos (acelera a fase II) e hepatoprotetor
Frutas cítricas Flavonóides e ácido ascórbico
Fibras Solúveis Reduz absorção de metais tóxicos e diversos xenobióticos
Frutas vermelhas Antocianos, antocianidinas e
pro-antocianidinas Antioxidantes e antiinflamatórios
Proteção hepática
Cereais integrais e leguminosas Fibras solúveis Reduzem absorção de substâncias tóxicas no intestino
Soja Isoflavonas Antiinflamatória e antioxidante
Vegetais básicos
(Ex: agrião, brócolis, couve-flor) Glicosinolatos Anticarcinogênicos e quimiopreventivos (protegem contra xenobióticos causadores de câncer)
Alcachofra
Silimarina Reverte o efeito de substâncias tóxicas no organismo e possui propriedade antiinflamatória e hepatoprotetora.