A VIDA ESTÁ PÔR TODA PARTE

A VIDA ESTÁ PÔR TODA PARTE
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E VEJA

APRENDA SÔBRE :

ALIMENTOS COMO SE LIVRAR DOS MICROORGANISMOS

ALIMENTOS COMO SE LIVRAR DOS MICROORGANISMOS

Livre seus alimentos dos microorganismos

Diarréia, hepatite A e outras doenças são causadas pela má limpeza

Legumes, verduras e frutas têm papel especial no seu cardápio por serem indispensáveis à saúde. Mas eles podem se voltar contra você, caso os cudiados com a higienização não sejam tomados.

Diarréia, hepatite A e diversos tipos de verminoses são alguns dos problemas que podem surgir com a ingestão de alimentos contaminados , alerta o biomédico especialista em higiene dos alimentos, Roberto Figueiredo, mais conhecido como Dr. Bactéria, pelo quadro que apresenta no programa Fantástico.

Para passar longe dos males causados por microorganismos que se instalam nos alimentos in natura, sem deixar os nutrientes de lado, a preocupação deve começar desde a hora da compra. Fugir de legumes e frutas amassados, rachados ou batidos é uma das regrinhas de segurança citadas pela nutricionista da Unifesp, Anita Sacks. Ela conta que, quando os alimentos estão danificados, as portas estão abertas para os microorganismos.

Ao falar das carnes, Anita diz que é importante procurar por aquelas que estejam guardadas em ambientes refrigerados. Além disso, o biomédico Roberto Figueiredo afirma que qualquer alteração no odor, limosidade e cor do alimento indica risco. Ao chegar em casa, refrigere ou congele imediatamente. Se você mora há mais de 30 minutos do local da compra, vale até levar as carnes em embalagens térmicas com gelo , aconselha sobre como evitar o processo de degradação. Por este mesmo motivo, é importante fazer com que as carnes sejam os últimos alimentos a serem colocados no carrinho de compras.

Em casa, os cuidados continuam

Quando descarregar as compras, comece pelas carnes. Confira a temperatura da sua geladeira com um termômetro. Para que o crescimento bacteriano seja lento, o refrigerador deve estar a 40C e o freezer a 180C , indica Roberto. Atente também para as embalagens das carnes. Não deixe que caiam respingos nos vegetais. Ponha carnes e aves cruas em sacos plásticos para que o suco delas não contamine alimentos cozidos ou os que são ingeridos crus . (Proteína é fundamental, escolha a sua fonte do nutriente)

Antes de armazenar frutas e legumes, a nutricionista da Unifesp recomenda que eles sejam pré-higienizados. Limpe-os com um papel toalha seco, antes de levá-los à geladeira .

Já as verduras exigem uma atenção especial. Compre folhas preferencialmente secas, enrole-as em um papel toalha e coloque-as em um saco plástico especial para armazenar alimentos. Retire todo o ar do saco e leve as folhas para a geladeira , dá a dica para as verduras durarem mais tempo.

Na hora do preparo, lave os legumes com água e sabão neutro. Faça isso, de preferência, com uma escova ou bucha exclusiva para este fim. Após tirar a casca, não é preciso lavar novamente , diz Anita.

Já as verduras, depois de passadas folha a folha em água corrente, precisam ser imersas em uma mistura de água e água sanitária não odorizada e de boa procedência (evite usar os produtos vendidos de porta em porta, cuja diluição ocorre sem o acompanhamento de órgãos de vigilância).

É importante seguir as indicações do rótulo de produtos voltados para higienização dos alimentos para não errar na mistura. O tempo de imersão também varia de acordo com a quantidade de água , esclarece a nutricionista da Unifesp. Roberto Figueiredo exemplifica dizendo que, a cada litro de água, deve-se usar uma colher de sopa de água sanitária e deixar as folhas imersas por 10 minutos. Passado este tempo, as verduras estão prontas para ser servidas, não devendo voltar à água corrente

-ATENÇÃO-ESTE É UM TRABALHO VOLUNTÁRIO !
-QUER RECEBER ARTIGOS SÔBRE ALIMENTAÇÃO NATURAL,BELEZA,EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE,ECOLOGIA;AGRICULTURA ORGÂNICA,AGRICULTURA NATURAL E PERMACULTURA,SABER SÔBRE OS MELHORES CURSOS NESTAS ÁREAS,CANCELAR O ENVIO DAS INFORMAÇÕES;DAR SUGESTÕES;TIRAR DÚVIDAS;SABER O QUE É O.L.A PROJETO CLOROFILA;
SABER SÔBRE O VOLUNTARIADO,SE ASSOCIAR Á NÓS,PATROCINAR OU FAZER DOAÇÕES.

E-MAIL para biogenese1@gmail.com ou no BLOG http://projetoclorofila.blogspot.com .

AQUÍ TODOS SÃO MUITO BEM VINDOS.

GRATO.