A VIDA ESTÁ PÔR TODA PARTE

A VIDA ESTÁ PÔR TODA PARTE
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E VEJA

APRENDA SÔBRE :

REVERÊNCIA AO AZEITE.

REVERÊNCIA AO AZEITE.

Depois que o aumento de doenças cardiovasculares foi relacionado à alimentação, os produtos com menor teor de gordura saturada ganharam fama. Por isto, o azeite tornou-se a melhor saída para quem quer alimentar-se de forma saudável, sem abrir mão do sabor nas refeições.
O azeite de oliva é o principal representante dos monoinsaturados, com 83% de ácido graxo oléico, que além de ser o responsável pelo seu aroma e pela sua acidez, ajuda a manter os níveis de colesterol total dentro dos limites normais, aumentando o HDL, o chamado bom colesterol.

Pesquisas revelaram que os povos mediterrâneos, que usam fartamente o azeite em suas dietas, têm índices muito mais baixos de mortalidade por infarto do miocárdio do que a população da América do Norte ou do norte da Europa. A explicação não está na peculiaridade genética, já que os italianos e gregos que emigraram para países da América do Norte, e se adaptaram aos seus hábitos alimentares, ficaram tão vulneráveis às doenças cardiovasculares quanto a população local.

Mas as vantagens do azeite não se limitam à gastronomia e ao coração. Sua boa digestibilidade ajuda a lubrificar os intestinos, facilitando seu funcionamento. Como no processo de produção do azeite de oliva o óleo é extraído do fruto (azeitona) a frio (passe a consumir azeites extra virgens), isto faz com que preserve as substâncias antioxidantes, de grande valor na prevenção da arteriosclerose e na origem de tumores. Fora que a ingestão de frutas e hortaliças, como brócolis, vegetais verdes e tomates, comumente associadas ao uso do azeite, também ajudam a evitar o desenvolvimento de tumores malignos.

A distinção principal que se faz entre os diversos óleos, frutos da oliva, é a de que os melhores são os saídos da primeira pressão das azeitonas pretas, e os mais medíocres são os feitos das olivas caídas ao chão. Os tipos e sabores variam de acordo com o país produtor (Portugal, Espanha, Grécia, Itália, etc), tipo de colheita, seleção e modo de produção. Alguns são feitos com azeitonas ainda verdes, o que lhes atribui um sabor mais ácido; outros são produzidos com olivas maduras e possuem um sabor mais doce, macio ou frutado. Existem ainda os de sabor exótico, como os da Tunísia e de Israel.

O melhor azeite, entretanto, é o extra-virgem, considerado puro porque não sofre qualquer tratamento químico e tem acidez inferior ou igual a 1%. Ele conserva o sabor, os aromas, as vitaminas da fruta e a sua gordura é rica em vitamina E.

Os Extra Virgem são, em geral, procedentes da mistura de diversas azeitonas, mas há também os Extra Virgem Monovarietais, procedentes de uma única variedade de azeitona, macerados em no máximo 24 horas, sempre com rótulos numerados, indicando controle total de produção.

Aliás, a sofisticação no consumo do azeite de oliva vem aumentando e em todo mundo existem lojas especializadas no produto, para os consumidores mais exigentes e ricos.

Na comida

O azeite de oliva tornou-se o queridíssimo dos gourmets. Para alguns, ele é o único óleo utilizado na cozinha, pois acompanha bem todos os alimentos - cozidos ou não. No cozimento e na fritura suporta uma temperatura de até 210ºC, sem perder suas propriedades.

Com legumes crus e vinagretes, os mais adocicados e esverdeados combinam melhor. Para acompanhar carnes e aves, a mistura de azeite com manteiga cai bem. Recomenda-se que os peixes sejam pincelados com azeite antes de ir ao forno, para não ressecarem e valorizar seu sabor natural. Nas sopas, o acréscimo de um pouco mais de azeite na hora de servir, dá mais sabor e acentua o aroma.

O azeite pode ainda ser servido como tira-gosto: puro, com um pouco de pimenta do reino, moída na hora, acompanhado de pão italiano; ou com diversos tipos de queijo picado, inclusive de cabra, marinados em azeite.

Enfim, esta é uma opção boa para a saúde e para o paladar. E, em época de real valorizado, também é boa pro bolso!


-ATENÇÃO-ESTE É UM TRABALHO VOLUNTÁRIO !

-QUER RECEBER ARTIGOS SÔBRE ALIMENTAÇÃO NATURAL,BELEZA,PROMOÇÃO DA SAÚDE,ECOLOGIA;AGRICULTURA ORGÂNICA,SABER SÔBRE OS MELHORES CURSOS NESTAS ÁREAS,CANCELAR O ENVIO DAS INFORMAÇÕES;DAR

SUGESTÕES;TIRAR DÚVIDAS;SABER O QUE É O.L.A PROJETO CLOROFILA;

SABER SÔBRE O VOLUNTARIADO,SE ASSOCIAR Á NÓS,PATROCINAR OU FAZER DOAÇÕES ???

E-MAIL para biogenese1@gmail.com ou no BLOG http://projetoclorofila.blogspot.com .

AQUÍ TODOS SÃO MUITO BEM VINDOS.

OBRIGADO