A VIDA ESTÁ PÔR TODA PARTE

A VIDA ESTÁ PÔR TODA PARTE
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E VEJA

APRENDA SÔBRE :

REMÉDIOS NA FEIRA E NO HORTIFRUTI.


REMÉDIOS NA FEIRA E NO HORTIFRUTI.

As feiras e os Hortifrutis são verdadeiras farmácias naturais que ajudam a viver mais e com saúde. E, ainda por cima oferecem uma enorme vantagem: seus produtos além de prevenirem doenças são saborosos, cheirosos e visualmente convidativos. Quem consegue fazer a feira ou circular num Hortifruti sem ficar com água na boca?
A recomendação dos especialistas na hora das compras é escolher frutas e hortaliças coloridas e diversificadas, para ter mais fibras, vitaminas e minerais na alimentação diária da família.

Mas, entre esses produtos há ainda os que oferecem vantagens adicionais, pois contêm elementos fitoquímicos, capazes de prevenir doenças. É o que uma ciência chamada nutracêutica, que combina os termos "nutrição" e "farmacêutica", vem demonstrando. A nutracêutica estuda os compostos bioativos distribuídos nos alimentos para descobrir seus benefícios à saúde, e possíveis curas de doenças.

Assim, já se sabe que substâncias de nomes esquisitos, como licopeno e flavonóides são excelentes auxiliares na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares, câncer e diabetes, entre outros males.

Em sua grande maioria, os compostos bioativos estão distribuídos nas frutas, legumes, verduras e cereais. Repolho roxo, rabanete, couve-flor e brócolis, por exemplo, produzem substâncias que têm o poder de eliminar elementos cancerígenos pela urina. Devem ser consumidos cozidos, mas não muito, para que permaneçam um pouco durinhos.

O tomate contém licopeno, uma substância que previne o câncer de próstata. No tomate maduro, essa substância é até dez vezes maior e suas propriedades aumentam no tomate cozido. Já o alho e a cebola contêm sulfetos alílicos, que protegem contra doenças cardiovasculares, hipertensão e câncer gástrico.

As frutas, além de apetitosas e nutritivas também podem ter função fitoterápica. As vermelhas, especialmente as de tonalidade mais escura, têm maior possibilidade de reduzir o risco de câncer. Uvas, ameixas e amoras são ricas em antiocianidinas, que colaboram para a função cardiovascular e expulsam substâncias tóxicas do corpo.

Produtos de origem animal

Dos produtos de origem animal, por enquanto, o que se sabe é que são considerados alimentos funcionais o leite fermentado, o iogurte e os peixes marinhos como salmão, sardinha, atum, anchova, cavala e arenque.

Esses peixes são ricos em ômega-3, um tipo de gordura que tem se mostrado eficiente na redução de várias enfermidades, como hipertensão, doença cardiovascular, aterosclerose, desordens inflamatórias e auto-imunes. O consumo de ômega-3 pode ainda proteger contra o câncer.

Segundo, a pesquisadora Jocelem Mastrodi Salgado, titular em Nutrição da Universidade de São Paulo (USP) de Piracicaba e especialista em alimentos funcionais, um ômega-3 específico, conhecido como DHA, é considerado extremamente importante para o ser humano por ser o tipo de gordura mais abundante do cérebro. Baixas concentrações dessa gordura no plasma têm sido correlacionadas a uma incidência maior de doenças como depressão e mal de Alzheimer. Mas, a pesquisadora alerta que para desfrutar de tantos benefícios é preciso consumir pelo menos cerca de 100 gramas de peixe todos os dias.

Então, não vale a pena investir na prevenção?

-ATENÇÃO-ESTE É UM TRABALHO VOLUNTÁRIO !

-QUER RECEBER ARTIGOS SÔBRE ALIMENTAÇÃO NATURAL,BELEZA,PROMOÇÃO DA SAÚDE,ECOLOGIA;AGRICULTURA ORGÂNICA,SABER SÔBRE OS MELHORES CURSOS NESTAS ÁREAS,CANCELAR O ENVIO DAS INFORMAÇÕES;DAR

SUGESTÕES;TIRAR DÚVIDAS;SABER O QUE É O.L.A PROJETO CLOROFILA;

SABER SÔBRE O VOLUNTARIADO,SE ASSOCIAR Á NÓS,PATROCINAR OU FAZER DOAÇÕES ???

E-MAIL para biogenese1@gmail.com ou no BLOG http://projetoclorofila.blogspot.com .

AQUÍ TODOS SÃO MUITO BEM VINDOS.

OBRIGADO