A VIDA ESTÁ PÔR TODA PARTE

A VIDA ESTÁ PÔR TODA PARTE
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E VEJA

APRENDA SÔBRE :

LINHAÇA UM PODEROSO ALIMENTO.

LINHAÇA UM PODEROSO ALIMENTO.

Essa antiga semente já teve várias funções ao longo do tempo: foi usada em mumificações no Egito, em tratamento de feridas, em rituais religiosos e ainda como alimento. Mas, hoje já se sabe que é um importante alimento funcional, capaz de prevenir doenças.
Sua casca é rica em fibras, proteínas, minerais e vitaminas. Entre as substâncias que compõem a linhaça, destacam-se a vitamina E, (que ajuda no bom funcionamento das células, combatendo o envelhecimento e as doenças degenerativas); o ômega-3 e o ômega-6 (que protegem o coração e atuam como agente antiinflamatório e regenerador celular); e a lignana, substância conhecida como fitoestrógeno, porque praticamente faz o papel do estrogênio.

A importância da lignana no tratamento do câncer

A lignana tem sido estudada em vários Centros de Pesquisa. Trabalhos desenvolvidos no Canadá mostram a relação dessa substância com a redução de tumores de mama. Observou-se nos grupos estudados que a lignana consegue atuar na apoptose celular, um mecanismo de defesa do organismo que provoca o "suicídio" das células defeituosas.

Esse mecanismo natural, no entanto, não costuma funcionar nos casos de câncer. Contudo, pacientes que foram orientadas a ingerir 25 gramas de linhaça por dia, em pouco mais de um mês conseguiram ativar esse processo de autodestruição das células defeituosas. A semente demonstrou, ainda, eficiência para barrar metástases em pacientes com câncer de mama, evitando que o tumor se espalhasse.

Outros estudos realizados em diversas universidades indicam que a linhaça é capaz de diminuir o risco de alguns tumores como o de cólon e o de próstata.

Cuidados e dicas para consumo

A pesquisadora canadense Lilian Thompson ressalta que o alimento só deve ser usado no tratamento do câncer sob rigoroso acompanhamento médico porque seu excesso pode prejudicar a membrana das células.

Segundo explica a química Conceição Trucom, no livro "A importância da Linhaça na saúde" (Ed. Alaúde), todas as sementes (girassol, gergelim, castanha do pará, etc) contêm substâncias de proteção contra os ataques de fungos, carunchos e bactérias de forma a preservar a germinação e virar planta. Estas substâncias, chamadas "antinutricionais", são tóxicas tanto para os bichinhos quanto para os seres humanos quando consumidas de forma exagerada. Conforme ensina a autora, a dose segura para consumo adulto é de uma colher de sopa diária.

Para evitar os antinutricionais é preciso deixar as sementes germinarem. Assim, todas as substâncias que servem para defender e preservar a integridade das sementes se transformam em agentes de propulsão e crescimento e o alimento é maximizado. Isso é mais importante ainda quando se trata de consumo terapêutico. Para ingerir as sementes cruas e previamente germinadas, deve-se colocá-las de molho (cerca de 8 horas) em água filtrada (umidade) durante a noite (escurinho), numa simulação do solo.

Uma boa dica é preparar sucos desintoxicantes, deixando de molho 1 colher de sopa da semente em ½ copo de água filtrada que juntos devem ser batidos com a fruta de preferência, no liquidificador.

A linhaça perde no cozimento a qualidade biogênica. Aliás, qualquer semente ou alimento cozido no fogo, por 5 minutos ou mais, acima de 42º Celsius, tem as enzimas, vitaminas termodegradáveis e as informações genéticas de propulsão da vida, destruídas. Aproveitam-se apenas alguns nutrientes.

Para desfrutar tudo que a linhaça tem de bom, a dica é triturá-la e consumi-la de imediato. Caso contrário, a farinha obtida se oxida rapidamente, não servindo mais para o consumo humano. O correto é comprar a linhaça crua, fresca e inteira para germinar e triturar no dia-a-dia, ingerindo-a com outros alimentos crus, pois misturada aos alimentos cozidos, ela pode provocar gases.

Não existe diferença nutricional significativa entre a linhaça marrom e a dourada. A marrom, que é mais fácil de ser encontrada no Brasil, leva vantagem em termos de ômega-3.

As cápsulas de óleo de linhaça funcionam como suplemento de ômega-3 e podem ser recomendadas por médicos em casos específicos, mas só a semente possui a alquimia natural de um alimento biogênico.

Para saber mais:

"A importância da Linhaça na saúde" de Conceição Trucom - Editora Alaúde

-ATENÇÃO-ESTE É UM TRABALHO VOLUNTÁRIO !

-QUER RECEBER ARTIGOS SÔBRE ALIMENTAÇÃO NATURAL,BELEZA,PROMOÇÃO DA SAÚDE,ECOLOGIA;AGRICULTURA ORGÂNICA,SABER SÔBRE OS MELHORES CURSOS NESTAS ÁREAS,CANCELAR O ENVIO DAS INFORMAÇÕES;DAR

SUGESTÕES;TIRAR DÚVIDAS;SABER O QUE É O.L.A PROJETO CLOROFILA;

SABER SÔBRE O VOLUNTARIADO,SE ASSOCIAR Á NÓS,PATROCINAR OU FAZER DOAÇÕES ???

E-MAIL para biogenese1@gmail.com ou no BLOG http://projetoclorofila.blogspot.com .

AQUÍ TODOS SÃO MUITO BEM VINDOS.

OBRIGADO