A VIDA ESTÁ PÔR TODA PARTE

A VIDA ESTÁ PÔR TODA PARTE
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E VEJA

APRENDA SÔBRE :

ALHO É PODEROSO.


ALHO É PODEROSO.

Alguns amam, outros odeiam. O alho é um tempero forte, que marca presença tanto no odor quanto no sabor, mas tem, inegavelmente, um ótimo valor nutricional.
É o remédio preferido dos naturopatas porque é uma das plantas medicinais mais versáteis e eficazes. No alho, encontram-se vitaminas B1, B2, B5, C, K, potássio, enxofre, fósforo, cálcio, ferro, iodo, proteína e gordura.

A grande riqueza do alho está nos seus mais de trinta componentes, especialmente nos derivados de enxofre como a alicina, responsável por grande parte das propriedades farmacológicas da planta. A alicina é o líquido de coloração amarela que fornece o odor ao alho e só aparece quando ele é mastigado ou cortado. Ela é um antimicrobiano poderoso. Provoca, por exemplo, a morte de bactérias causadoras de infecções e furunculoses. Funciona também como agente antiviral, combatendo, entre outros, o vírus da gripe.

A suspeita de que o alho ajude na prevenção do câncer de estômago se deve ao efeito antibactericida que ele produz contra a bactéria Helicobacter pylori, que se aloja no estômago e está comumente ligada ao câncer. Uma pesquisa realizada na Universidade da Carolina do Norte concluiu que as pessoas que regularmente comem alho cru ou cozido diminuem pela metade o risco de câncer de estômago. O alho também reduz, segundo o estudo, os riscos de câncer no reto.

Outros benefícios

Além de ser um antibiótico natural, o alho atua como regulador da gordura do sangue, contribuindo para reduzir as taxas de colesterol e triglicerídeos. O alho contém uma substância que aumenta a elasticidade dos vasos sanguíneos e relaxa as fibras musculares, provocando a vasodilatação. Por isso, ele é indicado para prevenir a hipertensão, além de ajudar a combater a arteriosclerose (o endurecimento das artérias).

O seu consumo também fortalece o sistema imunológico e atua nas doenças das vias respiratórias como asma, bronquite e pneumonia. Nas vias aéreas superiores as substâncias sulfatadas, em especial a alicina, destroem os microrganismos e ajudam a desobstruir, enquanto fluidificam as secreções pulmonares, auxiliando na expectoração.

A alho ainda contém substâncias como selênio e o germânio que funcionam como excelentes antioxidantes. O germânio, além de agir contra os radicais livres, atua como condutor de oxigênio, rejuvenescendo e revitalizando as células, já que com o tempo, o organismo perde parte da capacidade de obter e levar quantidades adequadas de oxigênio a todas as células do corpo.

Cuidados no uso

Apesar de todas essas qualidades, o alho deve ser consumido em quantidades moderadas. Por conter componentes sulfurados, pode irritar o estômago dos mais sensíveis e propensos a gastrites e úlceras. Para aproveitar suas propriedades, basta consumir dois ou três dentes por dia, ou seja, nada além do que se usa habitualmente para temperar as refeições diárias.

Para aqueles que não suportam a intensidade do seu aroma e sabor, o uso do dente inteiro em óleo quente suaviza e permite que o alho seja eliminado em seguida. Outra forma de dar um sabor mais suave nos alimentos, que vão ao forno, é cortando um dente ao meio e esfregando na parte interna da assadeira. O que não se deve é eliminar este fitoterápico da alimentação diária...


-ATENÇÃO-ESTE É UM TRABALHO VOLUNTÁRIO !

-QUER RECEBER ARTIGOS SÔBRE ALIMENTAÇÃO NATURAL,BELEZA,PROMOÇÃO DA SAÚDE,ECOLOGIA;AGRICULTURA ORGÂNICA,SABER SÔBRE OS MELHORES CURSOS NESTAS ÁREAS,CANCELAR O ENVIO DAS INFORMAÇÕES;DAR

SUGESTÕES;TIRAR DÚVIDAS;SABER O QUE É O.L.A PROJETO CLOROFILA;

SABER SÔBRE O VOLUNTARIADO,SE ASSOCIAR Á NÓS,PATROCINAR OU FAZER DOAÇÕES ???

E-MAIL para biogenese1@gmail.com ou no BLOG http://projetoclorofila.blogspot.com .

AQUÍ TODOS SÃO MUITO BEM VINDOS.

OBRIGADO