A VIDA ESTÁ PÔR TODA PARTE

A VIDA ESTÁ PÔR TODA PARTE
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E VEJA

APRENDA SÔBRE :

TERCEIRA IDADE O PORQUE DE UM CENTRO DE CONVIVÊNCIA


Terceira idade e o porquê de um centro de convivência

Uma década de experiência no tratamento, acompanhamento e avaliação das necessidades e erros existentes no processo de "continuidade da vida" para pessoas maiores de 60 anos, hoje agrupadas sob o slogan de "3ª idade" e que, no nosso modo de entender, poderia ser a 1ª, 2ª ou a melhor idade — isto nos levou a estabelecer uma pedra fundamental neste processo: a manutenção do SER SOCIAL.

Estabelecemos, nessas discussões e debates, uma posição firme e segura de que o nosso agente — o público com idade superior a 60 anos — geralmente enfrenta todo tipo de problemas, desde os mais leves até os mais severos, em relação ao convívio social. Alguns fatores contribuem para que tais dificuldades surjam: a emancipação dos filhos, a aposentadoria, a perda ou a distância dos contemporâneos e dos amigos do trabalho. Somados, estes problemas levam ao desenvolvimento progressivo de um mecanismo de isolamento social.

Este isolamento social é inicialmente minimizado pela TV, por refeições cada vez mais freqüentes e sem controle e pela pseudo-autonomia — uma idéia fixa de auto-controle que na verdade não existe.

Dentro do processo evolutivo, segue-se a diminuição do ânimo por falta de estímulo para a vida, a baixa da auto-estima e o início de um quadro depressivo, caminho certo para a "morte social" de um indivíduo com grande capacidade de produção, gerador de alegrias e de todos os outros sentimentos comuns ao ser humano.

O nosso objetivo é interferir de forma aguda neste processo, não só fazendo o resgate do "ser social" mas também, e principamente, criando meios para que este quadro não evolua de forma negativa.

Foi com base neste objetivo que elaboramos a estrutura de um CENTRO DE CONVIVÊNCIA, um local que visa a melhora da qualidade de vida sob a tríade atividades — convivência — saúde. Este centro tem a função de um pólo de cultura e lazer com perfil residencial, onde, além de morar, as pessoas possam passar alguns dias ou usufruir de um sistema de utilização de suas instalações, bem como de atividades em todos ou alguns dias da semana.

É possível conviver com pessoas de uma mesma faixa etária e desenvolver atividades artísticas e culturais (pintura, artesanato, oficinas de teatro, de memória, coral, oficinas e exposições), atividades alternativas (tai-chi-chuan, yoga, meditação e várias modalidades de dança) e atividades físicas, como exercícios terapêuticos, hidroterapia, alongamento e caminhada. Com esta integração, o grupo resgata a vontade de viver socialmente, criando novos vínculos de amizade e sucesso.

Um projeto com esta abrangência tem obrigatoriamente de ser embasado por um grupo multiprofissional (médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, dentistas e enfermeiros) que apóiam e coordenam a parte técnica. E é este grupo que estará à sua disposição também aqui, para orientações e esclarecimentos, quando o assunto for o bem-estar e a qualidade de vida na 3ª idade.

Assuntos diversos serão periodicamente tratados neste espaço, e esperamos que a cada dia o seu interesse seja maior. Mande seu e-mail com dúvidas e sugestões, pois teremos muito prazer em respondê-lo.

"QUEM ATENDE A UM GRUPO COM O INTUITO DE AJUDÁ-LO A CRESCER DEVE PREOCUPAR-SE EM OFERECER-LHE MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DE CAMINHAR EM BUSCA DESTE OBJETIVO".


Fonte: Marcelo Nunes, Bem-estar e Qualidade de vida