A VIDA ESTÁ PÔR TODA PARTE

A VIDA ESTÁ PÔR TODA PARTE
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E VEJA

APRENDA SÔBRE :

RINITE ALÉRGICA ?



RINITE ALÉRGICA ?

Uma das causas da rinite alérgica, além das já tradicionalmente conhecidas (mudanças bruscas de temperatura, mofo, poeira, ar condicionado) está associada ao consumo de alguns alimentos que fazem parte de nosso dia a dia. A isto chamamos de alergia do tipo tardia, pois sua manifestação pode ocorrer até 48 horas após a exposição.

O que ocorre na alergia à proteína do leite é a produção de grandes quantidades de imunoglobulinas contra os sítios alergênicos, causando reações diversas.
No caso da alergia, é muito difícil mudar os sítios ativos das proteínas, tornando-os inativos. A melhor forma é eliminar da alimentação os alimentos que são fonte dessas proteínas.

A alergia é uma reação que envolve o sistema imunológico do corpo, com formação de anticorpos nas células brancas do sangue. O sistema imunológico combate os invasores estranhos ao corpo usando os anticorpos. Quando esses invasores são bactérias e vírus perigosos, a resposta imunológica é necessária e desejável.

Claro que as proteínas animais não deveriam ser atacadas como invasoras e inimigas, mas o que costuma ocorrer é a passagem de algumas frações destas proteínas para a circulação. O que causa este tipo de passagem pode vir de diversos fatores:

- alimentação monótona e deficiente;
- exposição precoce às proteínas alergênicas;
- alterações no equilíbrio intestinal, uma vez que este participa ativamente do sistema imunológico;

O leite de vaca é o principal alimento a causar alergia por estar amplamente distribuído em nossa alimentação, mas podemos considerar alguns aspectos relativos ao tipo de proteínas do leite de vaca. As principais são a caseína, a beta lactoalbumina e a beta lactoglobulina, sendo esta última extremamente alergênica uma vez que não possuímos enzimas para sua adequada digestão.

Quando uma proteína é mal digerida, pode gerar macromoléculas, substâncias que ao atravessar a mucosa intestinal podem desencadear reações do sistema imunológico.

As principais reações causadas pela alergia à proteína do leite de vaca são: constipação, enxaqueca, irritabilidade, gases, estufamento, coriza, espirros, lacrimejamento dos olhos, dores musculares e articulares, cansaço, sensação de gripe, entre outros....

OBS: Maribel Gonçalves de Melos é nutricionista em Porto Alegre/RS.

-ATENÇÃO-ESTE É UM TRABALHO VOLUNTÁRIO !

-QUER RECEBER ARTIGOS SÔBRE ALIMENTAÇÃO NATURAL,BELEZA,PROMOÇÃO DA SAÚDE,ECOLOGIA;AGRICULTURA ORGÂNICA,SABER SÔBRE OS MELHORES CURSOS NESTAS ÁREAS,CANCELAR O ENVIO DAS INFORMAÇÕES;DAR

SUGESTÕES;TIRAR DÚVIDAS;SABER O QUE É O.L.A PROJETO CLOROFILA;

SABER SÔBRE O VOLUNTARIADO,SE ASSOCIAR Á NÓS,PATROCINAR OU FAZER DOAÇÕES ???

E-MAIL para biogenese1@gmail.com ou no BLOG http://projetoclorofila.blogspot.com .

AQUÍ TODOS SÃO MUITO BEM VINDOS.

OBRIGADO