A VIDA ESTÁ PÔR TODA PARTE

A VIDA ESTÁ PÔR TODA PARTE
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E VEJA

APRENDA SÔBRE :

RADICAIS LIVRES E ANTIOXIDANTES



RADICAIS LIVRES E ANTIOXIDANTES

O que são radicais livres ?

São produtos tóxicos derivados das reações químicas que estão acontecendo constantemente em nosso corpo. Eles têm a capacidade de prejudicar diferentes componentes metabólicos, como o material genético, as proteínas e as lipoproteínas (transportam o colesterol e outras gorduras), além de interferirem na ação de muitas enzimas. A ação destes está relacionada com o envelhecimento, doenças como o Parkinson, a arteriosclerose e os tumores.

Os radicais livres são mediadores das doenças, ou seja, quando uma doença está instalada é porque há envolvimento dos radicais livres no processo normal do nosso corpo levando à alteração, que é a doença.

A atuação negativa dos radicais livres é controlada pelo sistema de defesa formado por agentes antioxidantes que impedem o estresse oxidativo e conseqüente dano tecidual.

O que são antioxidantes?

São a primeira linha de defesa do organismo. São substâncias que atuam inibindo ou retardando o efeito degenerativo causado pelos radicais livres. Capturam as substâncias destruidoras, diminuem a ação de substâncias danosas, reparam e repõem substâncias perdidas.

Onde encontramos antioxidantes?

Existe um grande número deles nos alimentos. Veja onde encontrá-los:

Flavonóides – em salsão, salsinha, mandioquinha, açafrão;

Fenólicos (resveratrol) – maçã, uva, framboesa;

Oligossacarídeos- em aspargo, banana, tomate, alho. Os oligossacarídeos reduzem a fermentação intestinal e a pressão sanguínea. Quando se unem às nitrosaminas, que são altamente cancerígenas, impedem que elas circulem e formem tumores;

Isoflavonas – na soja. Previnem câncer de mama e próstata e reduzem a indução de tumores, impedindo sua proliferação;

Licopeno - no tomate com óleo vegetal. O licopeno presente no tomate é melhor absorvido na presença de óleo;

Crucíferas – no brócolis, couve, couve de bruxelas, couve-flor, repolho. Ajudam na redução das taxas de colesterol;

Carotenóides - cenoura, espinafre, moranga, batata, acelga, damasco, pêssego, manga, mamão, melão;

Catequinas - no chá verde;

Cítricos: laranja, limão, lima, morango.

Alho e cebola são antiinflamatórios. Semente de linhaça, óleo de gergelim, oliva e girassol prensados a frio são protetores da membrana celular. Frutos do mar, ovos caipiras, melado, castanhas e nozes são indicados por conterem minerais anti-oxidantes.

Dietas monótonas levam à microdesnutrição. Quanto mais variada for sua alimentação mais completa ela estará. É preciso mastigar bem e estar com o PH ácido no estômago, além de estar com a superfície intestinal preservada para que os nutrientes desempenhem seu papel adequadamente, agindo no combate aos radicais livres.

OBS: Maribel Gonçalves de Melos é nutricionista em Porto Alegre/RS.

-ATENÇÃO-ESTE É UM TRABALHO VOLUNTÁRIO !

-QUER RECEBER ARTIGOS SÔBRE ALIMENTAÇÃO NATURAL,BELEZA,PROMOÇÃO DA SAÚDE,ECOLOGIA;AGRICULTURA ORGÂNICA,SABER SÔBRE OS MELHORES CURSOS NESTAS ÁREAS,CANCELAR O ENVIO DAS INFORMAÇÕES;DAR

SUGESTÕES;TIRAR DÚVIDAS;SABER O QUE É O.L.A PROJETO CLOROFILA;

SABER SÔBRE O VOLUNTARIADO,SE ASSOCIAR Á NÓS,PATROCINAR OU FAZER DOAÇÕES ???

E-MAIL para biogenese1@gmail.com ou no BLOG http://projetoclorofila.blogspot.com .

AQUÍ TODOS SÃO MUITO BEM VINDOS.

OBRIGADO