A VIDA ESTÁ PÔR TODA PARTE

A VIDA ESTÁ PÔR TODA PARTE
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E VEJA

APRENDA SÔBRE :

ÓLEOS ESSENCIAIS NÃO SÃO ESSÊNCIAS.

A99-ÓLEOS ESSENCIAIS NÃO SÃO ESSÊNCIAS.

ÓLEOS ESSENCIAIS são presentes da natureza, que é a doadora dos mais valiosos ingredientes para a vida. Para enxergarmos esses presentes, devemos olhar com os olhos da criança e o respeito do sábio. Os óleos essenciais são cada vez mais procurados para a saúde e a beleza, auxiliando na cura de doenças, cicatrização de ferimentos e também no equilíbrio do corpo e da alma.

As plantas não possuem um sistema locomotor para fugir de seus predadores e inimigos. Os inimigos naturais das plantas são muitos: fungos, bactérias, insetos e etc. Nelas existem defesas físicas como os espinhos, mas também defesas químicas, que são chamadas de metabólitos secundários. Um desses metabólitos é o óleo essencial (OE), que além de colaborar na proteção, também favorece a polinização. O OE tem uma composição complexa, podendo conter mais de 400 componentes. A composição desses pode variar quando também variarem as condições externas. O clima, altitude e a composição do solo influenciam no teor dos compostos do OE que são, entre outros, os terpenos, cetonas, aldeídos, alcoóis, ésteres, ácidos carboxílicos. A substância química majoritária e a relação entre todos os compostos determinam o aroma e a aplicação do OE.

Quem quer começar a produzir OE deve fazer um estudo completo do seu processo de obtenção, começando com uma avaliação edafoclimática, identificação botânica da espécie a ser plantada, forma da colheita, tipo do processo de extração, rendimento e análise cromatográfica para a identificação de todos os componentes do OE.

Quem quer aproveitar os benefícios dos OE deve ficar atento, pois existem produtos sintéticos ou naturais com aromas similares, as chamadas essências, que não contêm a gama de componentes encontrada nos OE. Justamente essa variedade de componentes gera a sinergia responsável pelos efeitos benéficos amplamente procurados.

--