A VIDA ESTÁ PÔR TODA PARTE

A VIDA ESTÁ PÔR TODA PARTE
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E VEJA

APRENDA SÔBRE :

MEDIDOR DE PH DE REPÔLHO ROXO.

A97-MEDIDOR DE PH DE REPÔLHO ROXO!

O pH

Vamos falar do pH.

pH significa Potencial de Hidrogênio, e faz referência a quantidade de Íons de hidrogênio que estão dissolvidos em uma solução. Consideramos uma solução como "Ácida", quando ela tem mais Íons para oferecer (Livres), de "Básica" aquela solução que tenha maior capacidade (o tal "Potencial") de unir-se aos Íons de Hidrogênio.

Mas, é o que significa esta conversa toda? Significa que quanto menor o pH de uma solução, mais ela é "Ácida", e quanto maior o pH, mais "Básica" (ou "Alcalina") ela é. Assim, se medirmos o pH do Vinagre, ele será muito menor que o pH de uma solução de Bicarbonato. (O "Ponto Neutro", que equivaleria ao 0 (Zero), é o valor "7". Abaixo de sete é Ácido", acima de sete é "Alcalino")

Como regra geral, em um cultivo hidropônico, devemos manter o pH na faixa entre 5,5 e 6,5 (Pessoalmente eu deixo na faixa 5,8 ~ 6,2), porém, cada planta tem suas próprias necessidades.

Medindo o pH com Lombarda (Repolho Roxo):

Como se mede o pH??? Isto é muito fácil de responder!!! É só usar um Peagâmetro (Medidor de pH), um aparelho que informa o pH de forma exata, utilizando fitas químicas, que mudam de cor, ou utilizando um Líquido Reagente (Um líquido que reage com alguma coisa, e muda de cor), porém já sabemos que aqui não compramos aparelhos industriais, a não ser que não exista uma solução caseira.

O "problema" é que esta solução caseira existe, mas não é muito confiável dentro da faixa de pH que nos interessa, pois há pouca variação de cores. Mesmo assim, vamos tentar usar esta solução de Repolhos Roxo.

Vamos explorar uma mescla de pigmentos presentes em algumas flores, frutas e verduras, que se chamam Antocianinas. Quando usamos o estrato de uma verdura, como o Repolho Roxo, obtemos um indicador de pH de Largo Espectro, ou seja, que pode medir do pH = 1 até o pH = 12, variando sua cor desde o Vermelho até o Verde, Algo que complica sua utilização em hidropônica, já que as mudanças de cor não são tão significativas, quando comparamos líquidos com uma diferença de menos de 2 (dois) pontos entre os pHs. Como conseqüência, é difícil diferenciar um pH 5,5 de um de 6,5, mesmo assim, vou tentar!


Preparação

A forma de preparar o Extrato não pode ser mais simples:

Pique algumas folhas de Repolho Roxo e coloque para cozinhar, com uma quantidade de água mais ou menos igual ao de folhas picadas. Também se pode colocar em álcool 98º, flambar e remover, ou bater no liquidificador e adicionar água fervendo...

Para aumentar o tempo de conservação, adicione um pouco de álcool e mantenha na geladeira.

Mudanças de Cores

Cor ..... ..... ..... ..... ..... ...pH
Vermelho: ..... ..... ..... ..... 2
Vermelho Violáceo: ..... ..... 4
Violeta: ..... ..... ..... ..... .. 6 BÁSICOS
Azul Violáceo: ..... ..... ..... 7 NEUTRO
Azul: ..... ..... ..... ..... ..... 7.5 ÁCIDOS
Azul Esverdeado: ..... ..... . 9
Verde Azulado: ..... ..... ... 10
Verde: ..... ..... ..... ..... ... 12.

Forma de Uso

Adiciona-se algumas gotas do Extrato de Repolho Roxo, a cerca de 5 ml da solução que se deseja medir e confira o resultado. Para visualizar melhor as cores, coloque na frente de uma folha ou parede branca. Fazer esta comparação sobre a luz das lâmpadas Fluorescentes ou as de Vapor de Sódio ou Metal, não é uma boa idéia, pois elas alteram muito a nossa percepção das cores. Prefira fazer sobre a luz natural ou sobre uma fluorescente Luz do Dia.

ATENÇÃO! NUNCA coloque o papel de pH na solução: o corante do papel pode se dissolver, contaminando-a! Portanto, preste muita atenção no procedimento correto.

A Importância do pH

Todas as plantas têm uma faixa de pH em que elas estão bem, para absorverem os nutrientes. Fora desta faixa, existem muitos fatores que fazem com que os nutrientes estejam na solução nutritiva, mas não se encontrem "disponíveis para as plantas".

- Um excesso ou deficiência de pH muito extremada pode produzir uma precipitação dos sais da solução (Precipitação poderia ser traduzido por uma "recombinação" não desejada dos nutrientes da solução, normalmente gerando uma "nova" solução, ruim), que podem não possam não estar disponíveis para as raízes das plantas (Os nutrientes estão lá, mas a planta não consegue absorver, por causa do pH errado). Outro efeito ruim que esta situação pode ocasionar é envenenar a planta por concentração de Alumínio.

- Um desvio do valor correto do pH, pode afetar a correta absorção de nutrientes, por parte das plantas.