A VIDA ESTÁ PÔR TODA PARTE

A VIDA ESTÁ PÔR TODA PARTE
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E VEJA

APRENDA SÔBRE :

HORTA VERTICAL.

A94-HORTA VERTICAL.

A HORTA VERTICAL é uma técnica a ser adotada onde há pouco espaço disponível para manutenção de hortas convencionais; permite o cultivo de hortaliças orgânicas em bombonas. para aproveitamento do espaço vertical.

O cultivo de hortaliças em espaço reduzido tem se tornado prática comum em ambientes urbanos.
Aproveitam-se varandas de apartamentos e pequenos quintais para o cultivo orgânico de hortaliças (livres de agrotóxicos e adubos químicos) para o consumo familiar.
Há, também, aqueles que, possuindo um pouco mais de espaço, transformam a atividade em um pequeno negócio.

As técnicas comumente utilizadas possibilitam um cultivo orgânico de hortaliças, dispensando a necessidade de canteiros de terra, embora não dispensando o uso da terra.
É diferente da hidroponia, cujo sistema de plantio depende de adubação química que é incompatível com um sistema orgânico de cultivo.

Confecção de canteiros

Para a confecção de canteiros utilizando materiais recicláveis, a escolha vai depender da vontade de cada pessoa, de conformidade com o ambiente em que ela pretende instalar a horta.

A EMBRAPA Hortaliças tem um projeto chamado "Hortas em pequenos espaços" que disponibiliza uma cartilha com alguns tipos de canteiros:

a) Canteiro de tubo de PVC

- Utilizar tubos PVC de 300mm.
Efetuar um corte horizontal, no meio, de modo obter duas calhas com 10 a 15cm de profundidade.
Em seguida fixar madeira em forma de meia lua nas laterais.
Na parte inferior, fazer orifícios para escoamento da água.

Plantio em Garrafas Pet

- Cortar a garrafa pet na altura de 23cm e na base que é o ponto, fazer um orifício em todos os ressaltos para o escoamento do excesso de água.




Fonte:Embrapa