A82-Escolhendo a grama correta e cuidando dela
Para obter uma grama bonita, deve-se escolher o tipo apropriado de grama para o local em que se quer plantá-la. Há dois fatores principais envolvidos nessa decisão:
o clima local (nível pluviométrico médio, calor, etc)
a quantidade de luz do sol que a grama recebe
Gramas para estações frias, como Kentucky Bluegrass, toleram bem invernos frios, mas o mesmo não acontece em um clima muito quente. Gramas para estações quentes, como a grama Bermuda, adoram o calor e a luz do sol. A semente de grama comercial, normalmente, é uma mistura ou uma mescla de espécies. Misturas são combinações de diferentes tipos de grama. As diversas espécies têm pontos fortes e fracos, mas juntas, suportam quase tudo. Mesclas são combinações, de diferentes variedades, do mesmo tipo de grama. As mesclas não são tão adaptáveis quanto às misturas, mas, em geral, são mais atraentes devido à uniformidade.
A maioria das espécies de grama precisa de luz direta do sol várias horas por dia para florescer, mas pode-se cultivar uma grama mais resistente que se sai bem à sombra. Se a grama for completamente coberta por sombra, deve-se pensar em outro tipo de revestimento para o solo.
Também é importante escolher uma espécie que tenha um bom desempenho com a quantidade de água na área em que se quer plantar. Espécies de grama que adoram água irão sofrer em áreas que passam por estiagens e algumas, em áreas muito úmidas, desenvolvem uma doença causada por fungos.
Além disso, deve-se pensar nos cuidados que se deve ter com a grama. Algumas gramas agüentam o tráfego pesado, outras não. Quem tem filhos e bichos de estimação, por exemplo, deve escolher uma mistura resistente.
Para um conselho específico, informe-se em locais especializados em jardinagem. Nesses locais, é possível saber qual tipo de grama é a mais adequada para o clima local.
Assim que o tipo de grama tiver sido escolhido, deve-se decidir como plantá-la.
Plantio
Se você estiver plantando uma grama nova ou se estiver tratando de uma, vai ter que acrescentar grama. Há três formas de realizar esse processo:
semear: plantar sementes de grama no solo
gramar: distribuir pedaços de gleba com gramas saudáveis
adicionar tampões ou raminhos: transplantar gramas individuais ou pequenas partes de grama e solo
O método mais comum e mais barato é o de semear. Ao plantar uma nova semente, selecione uma boa espécie e procure sementes de boa qualidade. Procure descobrir a melhor época para semear.
Para semear, primeiro misture qualquer tipo de camada superficial, fertilizante ou compostagem ao solo existente, usando um arador giratório.
Em seguida, use um ancinho ou um raspador para nivelar o solo. Isso minimiza saliências e orifícios, que dificultam o trabalho do cortador de gramas.
Depois, disperse a semente com a mão ou com um espalhador mecânico. O saco de semente deve informar, aproximadamente, quantas sementes devem ser usadas em uma determinada área.
Prense as sementes com um rolo de grama.
Revolva a área semeada para cobrir parte das sementes com solo.
Cubra a grama com um pouco de herbicida.
Umedeça a área semeada e regue com freqüência até que a grama comece a despontar.
Gramar custa mais caro do que semear e é possível conseguir resultados instantâneos. Com o gramado, você consegue transformar a grama anêmica em uma grama verde, em um único dia, enquanto pode levar anos para que a grama semeada comece a crescer por completo.
O gramado vem em pedaços retangulares prensados, com cerca de 2,5 cm de espessura. Antes de colocar na área, deve-se preparar o solo da mesma maneira que se faria para semeá-lo. Depois, tudo o que se tem a fazer é colocá-lo sobre o solo em fileiras retas. Alterne os pedaços de gramados e preencha os espaços entre as peças do gramado com solo. Em seguida, prense-o com um rolo de grama. Regue o gramado com freqüência até que ele esteja bem firme. É aconselhável, no começo, não pisar no gramado.
Raminhos de grama, gramas individuais, tampões ou pequenas partes do solo e da grama, são um rentável negócio. Você especifica a área da grama e a empresa envia o número exato de gramas vivas. Plantar raminhos e tampões fornece resultados mais rápidos do que o processo de semear, mas é mais caro e dá um pouco mais de trabalho.
Para plantar raminhos e tampões, deve-se preparar o solo da mesma forma que se faria ao semeá-lo ou gramá-lo. Em seguida, deve-se fazer orifícios espaçados, com 15 a 30 cm de distância, dependendo da espécie de grama, e enchê-los com água. Depois, colocam-se as plantas. Em seguida, deve-se colocar terra fofa em volta das plantas e pressioná-las no solo. É necessário regar com freqüência e manter as ervas daninhas afastadas, enquanto as raízes das plantas se espalham no solo.
Regar e cortar a grama
Você tem o solo correto e plantou a grama certa. Como manter a grama verde e bonita?
Há oito etapas na manutenção da grama:
regar
cortar
fertilizar
combater ervas daninhas
combater pragas
combater doenças
arejar
remover a palha
Regar é simples. A regra geral é regar bastante, quando a grama realmente estiver precisando, em vez de regar pouco com mais freqüência. Se você regar um pouco, a água não descerá até o solo e não fará muita diferença. Você deve regar o suficiente para umedecer de 15 a 20 cm de profundidade, incentivando as raízes a crescerem de forma mais profunda. As recomendações para regar variam entre os diferentes tipos de solo, mas, como regra geral, regue até que haja cerca de 2,5 cm de água na superfície da terra.
Regue assim que a grama começar a ficar seca. Sua cor irá mudar para um verde mais opaco e ela irá perder um pouco do vigor. Se a grama não voltar para o lugar, segundos depois de você pisá-la, ela precisa de água. O melhor horário para regar é pela manhã. A água não irá evaporar tão facilmente quanto à tarde e ela irá resfriar a grama, conforme as temperaturas começarem a subir.
Cortar a grama incentiva a grama a se expandir. Colmos grandes, acima da terra, precisam de mais água e de nutrientes da parte interna do solo. É mais fácil para as raízes alimentarem a planta se o colmo estiver menor. Quando as lâminas cortam as folhas, a planta tem que formar novas para absorver a luz do sol. Isso ajuda a compor uma grama mais grossa e mais pesada, mais resistente às ervas daninhas e às doenças.
É melhor cortar a grama, com freqüência, durante a estação de crescimento. A dica é nunca cortar mais de um terço da grama de uma vez. É ruim para a planta perder muita capacidade de fotossintetização de repente. Um erro comum é cortar a grama muito curto. É melhor manter as gramas para estações frias com cerca de 7,5 cm de altura ou mais e a maioria das gramas para estações quentes com cerca de 5 a 6,5 cm de altura. No outono, no inverno e na primavera, você pode cortar mais curto porque as temperaturas são frias e a água é mais abundante. No verão, deixe a grama mais comprida. A sombra irá ajudar a resfriar o solo.
Manutenção periódica
Além de cortar a grama e regá-la com freqüência, deve-se reservar um tempo para realizar trabalhos maiores durante o ano.
Fertilização
O que são ervas daninhas e nutrientes?
Produtos de "ervas daninhas e nutrientes" são simplesmente uma combinação de produtos químicos com herbicidas e fertilizantes. Esses produtos podem conter herbicidas de prevenção, que matam as ervas daninhas que ainda não desabrocharam, ou herbicidas de tratamento, que matam as ervas daninhas crescidas. Algumas misturas de ervas daninhas e nutrientes também contêm pesticidas. A idéia é reduzir o tempo com o cuidado da grama, fornecendo tudo o que é necessário em um único frasco.
Mas, muitos profissionais do ramo advertem que essa não é a melhor maneira de acabar com as ervas daninhas. Um dos motivos é que o tempo ideal de fertilização, na maioria das áreas, é diferente do tempo ideal para matar ervas daninhas. Além disso, aplicar herbicidas em toda a grama é um exagero quando você tiver apenas ervas daninhas isoladas, e os produtos químicos podem prejudicar o meio ambiente. Na maioria dos casos, aplicar um fertilizante, um herbicida e um pesticida de forma mais precisa, quando necessário, é a melhor estratégia para cuidar da grama.
A fertilização acrescenta nutrientes ao solo para que ele possa fornecer outros à grama. Se você cortar a grama com freqüência, ela irá crescer muito rápido, o que significa que ela precisa de mais nutrientes do que uma planta comum. O solo pode fornecer, sozinho, nutrientes para a maioria das plantas nativas, mas pode ser que ele precise de ajuda para alimentar a grama.
O modo mais efetivo de fertilizar é espalhar um fertilizante granular comercial de ação lenta, uma ou duas vezes por ano. Diferentemente do fertilizante em spray solúvel em água, que age diretamente nas folhas, o fertilizante granular libera nutrientes aos poucos, ao longo de vários meses. Se você espalhar o fertilizante no outono, ele irá fortalecer a estrutura da raiz da planta, tornando-a mais resistente à estiagem e às ervas daninhas. Você também pode acrescentar fertilizantes naturais, como compostagem e adubo.
Arejando
Quando o solo fica compactado, devido ao tráfego de pessoas ou devido ao cortador de gramas, o oxigênio não chega aos micróbios que quebram a matéria orgânica para enriquecer o solo. Para manter a grama saudável, recomenda-se arejá-la com freqüência, para abrir o solo compactado.
Arejadores manuais ou elétricos removem partes estreitas do solo para formar orifícios superficiais. O ar, a água e o material orgânico se espalham pela terra através dos orifícios, revitalizando o solo. Se o tráfego pesado compactar muito a grama, é melhor arejá-la em toda primavera ou outono.
Removendo a palha
Em qualquer tipo de grama, o material da palha é coletado em volta da base das gramas. A palha não é composta de tosquias de grama cortada, como se pensa. As tosquias, normalmente, se rompem em cerca de uma semana. Na verdade, a palha é composta por colmos e coroas que morreram naturalmente.
Uma pequena quantidade de palha ajuda a conservar a água no solo, ao bloquear a evaporação, mas um acúmulo pesado (mais de 6 mm de espessura) impede que o ar e a água atinjam o solo.
Combatendo ervas daninhas
Combater as ervas daninhas é um processo contínuo, mas não deve tomar muito tempo depois de você ter cultivado uma grama saudável. A grama, principalmente as misturas modernas, são muito competitivas e, sozinhas, irão reunir a maioria das ervas daninhas. Se houver muitas, considere como um sinal de que a grama está mais fraca do que deveria. Pode ser que o solo esteja deficiente, entupido com água ou que você está cortando a grama muito curto.
É claro que as ervas daninhas também irão aparecer em uma grama saudável. Na maioria das vezes, não deve ser motivo de preocupação. Basta arrancar as ervas daninhas que se destacarem. Se forem muitas, borrife um herbicida de baixa toxicidade. Não borrife toda a grama, a menos que ela tenha sido totalmente atingida por esse problema.
Controlando as pragas
O controle de pragas é semelhante ao controle de ervas daninhas. Se você tiver uma grama saudável e florescente, não deve se preocupar com isso. Os insetos irão fazer suas casas na grama, mas não vão conseguir danificá-la muito.
Entretanto, de vez em quando, os insetos podem destruir parte da grama. Você pode tratar infestações borrifando inseticida. Use apenas inseticidas que matam os insetos prejudiciais, especificamente. As formigas e aranhas comem as pragas na grama, então, com certeza você irá querer tê-las por perto.
Doenças
Em geral, gramas ficam doentes devido aos fungos que se alimentam dela. Uma grama saudável resiste muito bem aos fungos, mas, de vez em quando, desenvolve a doença. Combata fungos persistentes ou que se espalharam com um fungicida.
O cuidado com a grama só depende de você. Os links na próxima seção irão mostrar as opções disponíveis e expandir as instruções básicas de manutenção.
APRENDA SÔBRE :
- A A.......AMIGA CLOROFILA. (1)
- A ÁGUA AONDE FOI PARAR ? (1)
- A ÁGUA E A ÁGUA ESTRUTURADA. (1)
- A CLOROFILA CIENTISTAS DETERMINAM SUA ESTRUTURA (1)
- A CLOROFILA COMO GERMINAR AS SEMENTES PARA O SUCO (1)
- A CLOROFILA E SEU SUCO 2. (1)
- A CLOROFILA E SEU SUCO COMPOSIÇÃO E ATENÇÃO POIS NEM TODO MUNDO PODE TOMAR. (1)
- A CLOROFILA E SEU SUCO NA HIGIENE INTERNA. (1)
- A GERMINAÇÃO FARÁ UM MUNDO NOVO BROTAR NO SEU CORAÇÃO (1)
- A HISTÓRIA DE VIDA DA DRA ANN WIGMORE ESCRITA POR ELA MESMA (1)
- A INFLUÊNCIA DA TV NOS HÁBITOS ALIMENTARES (1)
- A TRANSIÇÃO PARA A ALIMENTAÇÃO NATURAL (1)
- A TRANSIÇÃO PARA O ALIMENTO VIVO 7 PASSOS (1)
- A TRANSIÇÃO VÇ AINDA SENTE FOME COMENDO NATURAL OU VIVO ? (1)
- ADOÇANTES CUIDADOS (1)
- ADUBAÇÃO VERDE. (1)
- AGRICULTURA NATURAL(AGROAGRICULTURA). (1)
- AGROECOLOGIA NOVA AGRICULTURA ORGÂNICA. (1)
- ALGODÃO ORGÂNICO (1)
- ALGODÃO ORGÂNICO COLORIDO (1)
- ALGODÃO ORGÂNICO COLORIDO PRODUÇAÕ: (1)
- ALHO E CEBOLA CAUSAM MAU CHEIRO NO CORPO (1)
- ALHO É PODEROSO. (1)
- ALIMENTAÇÃO CRUA E AS ENZIMAS DIGESTIVAS (1)
- ALIMENTAÇÃO DIETA DESINTOXICANTE REEDUCAÇÃO ALIMENTAR. (1)
- ALIMENTAÇÃO E A PROPAGANDA. (1)
- ALIMENTAÇÃO ESTÁ NO FUNDO DO POÇO. (1)
- ALIMENTAÇAÕ FRANGO OU COUVE ? 100G DE CADA UM. (1)
- ALIMENTAÇÃO NATURAL LINKS RECOMENDADOS (1)
- ALIMENTAÇÃO NUTRIÇÃO ESTRATÉGIA PARA A SAÚDE E SEGURANÇA ALIMENTAR. (1)
- ALIMENTAÇÃO VIVA LEITES E IOGURTES DE SEMENTES (1)
- ALIMENTAÇAÕ VIVA PARA BEBÊS. (1)
- ALIMENTO O QUÊ ACONTECE QUANDO ÊLE É COZIDO FRITO ASSADO OU AQUECIDO Á MAIS DE 45ºC? (1)
- ALIMENTO VIVO AFINAL O QUE ISTO QUER DIZER? (1)
- ALIMENTO VIVO ENERGIA E ALIMENTAÇÃO. (1)
- ALIMENTO VIVO NO CORPO HUMANO UMA MARAVILHOSA MÁQUINA DE CURA (1)
- ALIMENTOS Á FAVOR DA BELEZA (1)
- ALIMENTOS APRENDA A COMBINAÇÃO CORRETA (1)
- ALIMENTOS COLORIDOS ENCHA SEU PRATO DE CORES (1)
- ALIMENTOS COMO ARMAZENAR (1)
- ALIMENTOS COMO SE LIVRAR DOS MICROORGANISMOS (1)
- ALIMENTOS CONGELADOS E HIPERTENSÃO (1)
- ALIMENTOS CRÙS (TRATAMENTO COM). (1)
- ALIMENTOS DE QUERMESSE (1)
- ALIMENTOS ENLATADOS CUIDADOS NO CONSUMO (1)
- ALIMENTOS GELADOS EMAGRECEM ? (1)
- ALIMENTOS ORGÂNICOS BENEFÍCIOS E ASPECTOS QUE OS DIFERENCIAM (1)
- ALIMENTOS ORGÂNICOS REALMENTE O QUE SÃO ? (1)
- ALIMENTOS ORGÂNICOS TERÃO SELO OFICIAL. (1)
- ALIMENTOS PARA COMBATER O MAU HUMOR. (1)
- ALIMENTOS QUE COMBATEM O CANCÊR (1)
- ALIMENTOS QUE COMBATEM O ENVELHECIMENTO PRECOCE (1)
- ALIMENTOS QUE PREVINEM DOENÇAS. (1)
- ALIMENTOS TRANSGÊNICOS. (1)
- ALIMENTOS VIVOS (BREVE). (1)
- ALIMENTOS VOCÊ SABE O QUE COME? (1)
- AMILÁCEOS (MANDIOCA ARROZ BATATA FEIJÃO MASSAS) (1)
- AMILÁCEOS TABELA DE VALOR CALÓRICO (1)
- ANDROPAUSA (1)
- ANIMAIS ESTES NOSSOS IRMÃOS-HANUM. (1)
- AONDE ENCONTAR AS VITAMINAS NECESSÁRIAS (1)
- AROMATERAPIA (1)
- AROMATERAPIA FAÇA SEU INCENSO (1)
- AS ÁGUAS COLORIDAS. (1)
- AS AMEAÇAS DA GORDURA TRANS (1)
- AS CAUSAS DA VIOLÊNCIA. (1)
- AS FÉZES E O ENVELHECIMENTO (1)
- AS FIBRAS EM SUA DIETA. (1)
- AS FLÔRES BELEZAS NATURAIS EM DEFESA DA VIDA (1)
- AS FÔLHAS COMESTÍVEIS. (1)
- AUTO INTOXICAÇÃO CRENÇA ? (1)
- AVEIA (1)
- AZEITE E SEUS BENEFÍCIOS. (1)
- BANHOS RELAXANTES (1)
- BANHOS VEJA O MELHOR PARA VOÇÊ (1)
- BARRIGA DILATADA E MÁ DIGESTÃO (1)
- BARRIGA SARADA (1)
- BATATA DOCE (1)
- BATATA YACON (1)
- BENEFÍCIOS DO ABACATE BANANA CAQUÍ E CARAMBOLA (1)
- BERINJELA (1)
- BIOÉTICA. (1)
- BIORESSONÂNCIA (1)
- BRASIL PRODUÇÃO NO CAMPO JÁ SENTE EFEITOS DO AQUECIMENTO GLOBAL. (1)
- BRÓCOLIS E A ASMA (1)
- BROTOS (1)
- BROTOS DICAS. (1)
- CÁLCIO UM GRANDE ALIADO DA MULHER NA PREVENÇÃO DA OSTEOPOROSE. (1)
- CALORIAS NEGATIVAS 2 (1)
- CALORIAS NEGATIVAS DIETA (1)
- CALORIAS NEGATIVAS MATAM A FOME E ACELERAM A DIETA (TERMOGÊNESE) (1)
- CÂNCER DE PELE RECONHECIMENTO E PREVENÇÃO (1)
- CÂNCER E A TRIAGEM DO ESTADO NUTRICIONAL (1)
- CÂNCER E HEREDITARIEDADE (1)
- CARVÃO VEGETAL NA DESINTOXICAÇÃO OU PURIFICAÇÃO DA ÁGUA. (1)
- CARVÃO VEGETAL OU CARVÃO VEGETAL PARA USO MÈDICO FITOTERÀPTICO(CARVÃO VEGETAL). (1)
- CASTANHA-DO-PARÁ (1)
- CHÁ VERDE UM ALIADO DA SAÚDE. (1)
- CHÁS COMO PREPARAR (1)
- CHECK-UP VOÇÊ JÁ FEZ ? (1)
- CHOCOLATE (1)
- CHOCOLATE COM ALTO TEOR DE CACÁU FAZ BEM À SAÚDE. (1)
- CHOCOLATE FIBRAS AMENIZAM SEUS EFEITOS (1)
- CHOCOLATE VINHO CHÁ E OS FLAVONÓIDES E O DESEMPENHO DA FUNÇÃO COGNITIVA. (1)
- CITRONELA COMO REPELENTE DE MOSQUITOS. (1)
- CITRONELA X AEDES AEGYPTI IMPORTANTE. (1)
- COMO ABAIXAR O COLESTEROL. (1)
- COMO COLABORAR OU MECENAR. (1)
- COMO COMBATER INSETOS COM FÓRMULAS CASEIRAS (1)
- COMO COMER UMA SALADA COM PRAZER. (1)
- COMO CULTIVAR ESTOCAR E USAR GERMES DE TRIGO. (1)
- COMO ESCOLHER FLÔRES COMESTÍVEIS. (1)
- COMO GERMINAR AS SEMENTES 2 (1)
- COMO O ÁLCOOL ATINGE O ORGANISMO. (1)
- COMO O CORPO SE ADAPTA AO ALIMENTO COZIDO? (1)
- COMO OBTER ÁGUA DO SOLO OU DO SUB SOLO. (1)
- COMO SER VOLUNTÁRIO ? (1)
- COMO TESTAR SE UMA PLANTA È COMESTÌVEL? (1)
- COMPOSTAGEM SINAL DE CIDADANIA. (1)
- COMPULSÃO ALIMENTAR ENGANA SEUS SENTIDOS (1)
- CORPO HUMANO DESINTOXICAÇÃO DO FÌGADO. (1)
- CORPO HUMANO O FÍGADO (1)
- CORREÇÃO DO SOLO PH. (1)
- COUVE MANTEIGA (1)
- CRUDIVORISMO A DIETA EMAGRECEDORA (1)
- DE ONDE A VACA TIRA TANTO CÀLCIO...? (1)
- DESINTOXICAÇÃO DO INTESTINO HIDROTERAPIA (1)
- DETOXIFICAÇÃO E SAÚDE (1)
- DETOXIFICAÇÃO HEPÁTICA. (1)
- DIABETES A SOJA O TRIGO E A AVEIA AJUDAM Á PREVENIR (1)
- DIETA BALANCEADA COM TABELAS DE CALORIAS (1)
- DIFERENÇAS ENTRE FITOTERAPIA E HOMEOPATIA (1)
- DIMINUIÇÃO DO RENDIMENTO FÍSICO EXCESSO DE EXERCÍCIOS. (1)
- DOENÇAS DO CORAÇÃO (1)
- DOENÇAS TRANSMITIDAS PELO BEIJO OU SEXO ORAL (1)
- DR JIM CAREY DOENÇAS DO CORAÇÃO (1)
- DR JIM CAREY ENERGIA UMA VISÃO FILOSÓFICA (1)
- DROGAS SENTIR BEM ESTAR QUER DIZER VIVER BEM ? (1)
- EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOÇÕES BÁSICAS (1)
- EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS. (1)
- EDUCAÇÃO NEO-HUMANISTA.-ANANDA MARGA. (1)
- EFEITO ANTIOXIDANTE DAS DIETAS (1)
- ENLEIRAMENTO E COLHEITA DE CANOLA (1)
- ENTREVISTA ECOLOGIA INTERIOR-EDUCADORA DOUTORA MARIA LUÍZA BRANCO-FIO CRUZ. (1)
- ENVELHECIMENTO E O SISTEMA CARDIOVASCULAR (1)
- ERVAS MEDICINAIS (ALERTA). (1)
- ERVAS MEDICINAIS PREPARO. (1)
- ERVAS PARA USO GERAL. (1)
- ERVAS PODER ANTIOXIDANTE COM O ÓLEO DE CASTANHA DO PARÁ (1)
- ERVAS X DOENÇAS (1)
- ESCOLHENDO A GRAMA CORRETA E CUIDANDO DELA. (1)
- ESQUIZOFRENIA E PRECONCEITO (1)
- ESSÊNIOS A DOUTRINA DA PAZ. (1)
- FARINÁCEOS (1)
- FEIJÃO BENEFICIA PERFIL ANTROPOMÉTRICO (1)
- FEIJÕES E OUTRAS LEGUMINOSAS (1)
- FLÔR DO SAL. (1)
- FOME NA HORA ERRADA E O EFEITO SANFONA NO CORPO (1)
- GELATINA FAZ A REPOSIÇÃO DE ESTOQUES DE COLÁGENO NO CORPO EM ADULTOS SAUDAVEIS ? (1)
- GEOTERAPIAS ARGILAS E SUAS MUITAS APLICAÇÕES. (1)
- GIRASSOL. (1)
- GRÃOS GERMINADOS ELEVAM SEU VALOR NUTRITIVO (1)
- GRIPE SUÍNA A PARANÓIA E A VERDADE (1)
- HEPATITE C E O ESMALTE DE UNHA (1)
- HIDROCOLONTERAPIA CHARLATANISMO GASTRO INTESTINAL? (1)
- HOMEOSTASE OU EQULÍBRIO DO CORPO (1)
- HORTA VERTICAL. (1)
- HORTAS ORGÂNICAS. (1)
- HORTICULTOR CRIA JARDIM ECOLÓGICAMENTE CORRETO (1)
- INTESTINO GROSSO PÓLIPOS E LUZ INTESTINAL (1)
- KEFIR HISTÒRIAS E INFORMAÇÕES RELACIONADAS. (1)
- KEFIR NÃO LÀCTEO E KEFIR DA ÀGUA. (1)
- KEFIR-ALIMENTO VIVO. (1)
- LAXANTES TORNAM O INTESTINO AINDA MAIS PREGUIÇOSO (1)
- LINHAÇA BENEFICIA O INTESTINO E O METABOLISMO (1)
- LINHAÇA UM PODEROSO ALIMENTO. (1)
- LINKS RECOMENDADOS DO PROJETO CLOROFILA. (1)
- LIXÌVIA VOÇÊ SABE O QUE É ??? (1)
- MANTEIGA OU MARGARINA ? (1)
- MATÉRIA ORGÂNICA AUMENTA A EFICIÊNCIA DA ADUBAÇÃO MINERAL EM MAIS DE 30% (1)
- MEDICINA ORTOMOLECULAR O QUE É ? (1)
- MEDIDOR DE PH DE REPÔLHO ROXO. (1)
- MEDITAÇÃO PODE AJUDAR Á PERDER PÊSO ? (1)
- MEIO AMBIENTE SADIO. (1)
- MENOPAUSA (1)
- MILHO SAFRINHA. (1)
- MINERAIS ESSENCIAIS (1)
- MINHOCAS E A SUA IMPORTÂNCIA NA AGRICULTURA. (1)
- MINHOCAS MEDIÇÃO DA REPRODUÇÃO (1)
- MINHOCAS MINHOCULTURA. (1)
- MINHOCAS VERMELHA DA CALIFÓRNIA X GIGANTE AFRICANA. (1)
- MORAL E ÉTICA. (1)
- MUDANÇAS CLIMÁTICAS INFLUENCIAM COMPORTAMENTO... (1)
- O CICLO DE VIDA DA CIGARRA. (1)
- O CONSUMO DE PEIXES DURANTE A GESTAÇÃO É SEGURO ? (1)
- O ESPINAFRE (1)
- O NOSSO INTESTINO (1)
- O PERIGO DOS CORANTES (1)
- ODÔRES EMBARAÇOSOS(CHULÉ MAU HÁLITO ETC) (1)
- OLEOS ESSENCIAIS NÃO SÃO ESSÊNCIAS. (1)
- ORGÂNICOS BENEFICIARAM MAIS DE 13 MIL PRODUTORES. (1)
- OSTEOPOROSE (1)
- OSTEOPOROSE PRECOCE (1)
- OZÔNIO BENÈFICO OU PREJUDICIAL ? (1)
- PÃES (1)
- PÃO INTEGRAL. (1)
- PARANÓIA PRIORIDADE DA DROGA SÔBRE A FOME. (1)
- PEIXE O AMIGO DO CORAÇÃO E DA VISÃO ?. (1)
- PELE BELEZA ERVAS TRUQUES E SEGREDOS INCRÌVEIS... (1)
- PELE RECONHECIMENTO E PREVENÇÃO DO CÂNCER (1)
- PERMACULTURA E PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA (1)
- PERMACULTURA. (1)
- PERMACULTURA(BREVE):A ÉTICA DA NOVA GERAÇÃO (1)
- PERMACULTURA2 (1)
- PIMENTAS (1)
- PLANTAS MEDICINAIS 2 (1)
- PLANTAS MEDICINAIS. (1)
- POLÊMICA DAS SACOLINHAS (1)
- PRIMEIROS SOCORROS NOÇÕES BÁSICAS (1)
- PRIMEIROS SOCORROS SUPRIMENTOS (1)
- PRIMEIROS SOCORROS TRANSPORTE DE VÍTIMAS (1)
- PRINCIPAIS DOENÇAS DAS PLANTAS (1)
- PRODUÇÃO DE CITROS COM ECONOMIA DE ÁGUA (1)
- PRODUTOS E OUTRAS SUBSTÂNCIAS TÓXICAS. (1)
- PROJETO CLOROFILA O QUE É. (1)
- PROTEÇÃO SOLAR. (1)
- QUAL A MELHOR PANELA PARA COZINHAR? (1)
- QUAL É A MELHOR PANELA PARA COZINHAR 2 (1)
- QUEM É REALMENTE CULPADO PELA VIOLÊNCIA DA JUVENTUDE ? (1)
- QUINOA PROPRIEDADES NUTRICIONAIS (1)
- QUINOA 2 (1)
- QUINOA SEMENTE PODEROSA (1)
- RADICAIS LIVRES E ANTIOXIDANTES (1)
- RAíZES E SEUS TIPOS. (1)
- RECEITAS CRUDÍVORAS 5 ESTRELAS (1)
- RECEITAS DE CULINÁRIA VIVA DO PROJETO TERRAPIA DA FIO CRUZ. (1)
- REFEIÇÕES SIMPLES E VARIADAS O ANO INTEIRO. (1)
- REJUVELAC. (1)
- REMÉDIOS NA FEIRA E NO HORTIFRUTI. (1)
- REMÉDIOS NATURAIS AZIA CÓLICA MENSTRUAL INSÔNIA INTESTINO PRÊSO AFTA E TOSSE (1)
- REVERÊNCIA AO AZEITE. (1)
- RINITE ALÉRGICA ? (1)
- RINITE ALÉRGICA E DESCONGESTIONANTES CUIDADOS (1)
- SALADAS MIX ERVAS E MOLHOS (1)
- SAÚDE MAS AFINAL O QUE É ISTO ? (1)
- SAÚDE SEM MUDANÇAS RADICAIS NO CARDÁPIO. (1)
- SEGUNDO CÈREBRO. (1)
- SEGURANÇA ALIMENTAR. (1)
- SEMENTES GERMINADAS CARACTERÌSTICAS. (1)
- SEMENTES TABELA DE GERMINAÇÃO. (1)
- SEXO COM DOR PODE SER DISPAREUNIA (1)
- SILVICULTURA (1)
- SOJA E SUAS VANTAGENS (1)
- SOU OBESO POSSO ME EXERCITAR ? (1)
- SUCOS E FRUTAS (1)
- SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL (1)
- TAXONOMIA VEGETAL. (1)
- TECIDO DA FLORESTA. (1)
- TERCEIRA IDADE COM SAÚDE (1)
- TERCEIRA IDADE O IDOSO NÃO É O VELHO (1)
- TERCEIRA IDADE O PORQUE DE UM CENTRO DE CONVIVÊNCIA (1)
- TERCEIRA IDADE ORIENTAÇÕES (1)
- TERCEIRA IDADE SINTOMAS DE ALZHEIMER E ENVELHECIMENTO (1)
- TERRAPIA CICLO DE SEMINÁRIOS SEM01/09 (1)
- TESTE DE DEPENDÊNCIA ALIMENTAR. (1)
- TESTE PARA RESÍDUOS DE PESTICIDAS EM HUMANOS (1)
- VEGANISMO. (1)
- VEGETARIANISMO A RODA DA ALIMENTAÇÃO (1)
- VEGETARIANISMO E O PROBLEMA DA ALIMENTAÇÃO... (1)
- VERDADEIRA HISTÓRIA DO FRUGIVORISMO (1)
- VIDA ENERGIA BIOPSICOENERGÉTICA. (1)
- VIDA SAUDÁVEL SAIBA TUDO. (1)
- VOÇÊ É O QUE VOÇÊ COME (1)