A VIDA ESTÁ PÔR TODA PARTE

A VIDA ESTÁ PÔR TODA PARTE
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E VEJA

APRENDA SÔBRE :

CITRONELA X AEDES AEGYPTI IMPORTANTE.

A77-Citronela x Aedes aegypti IMPORTANTE.

Quem puder, vale a pena ter essa vantagem natural.

Esta semana, Ioshiko Nokubuni, que recentemente teve dengue hemorrágica, enviou ofício ao juiz Evandro Pelarin, pedindo ajuda na divulgação da planta "citronela", que funciona como controlador biológico do Aedes aegypti. Ela propõe um programa de conscientização pública, que invista no plantio da citronela, que lembra a erva cidreira, mas que tem resultados bem diferentes.
"Precisamos alertar a população para plantar a citronela em jardins e vasos nas entradas das portas e janelas".


Cada planta, quando desenvolvida, cobre como repelente, 50m2. Num jardim de 300 m2, cinco moitas são suficientes para que muitas flores cresçam sem nenhum mosquito, nem de dia e nem de noite.
A citronela é bastante conhecida pelos seus efeitos repelentes, principalmente contra mosquitos e borrachudos. Ela forma uma touceira densa, suas folhas são longas, com bordas cortantes, e de coloração verde clara, dêntica ao capim-limão.

Como exemplo, Ioshiko apresentou dados da Prefeitura de Teresina, que, em parceira com a Ong + Vida, no projeto Verde Que Te Quero Verde, faz a doação de duas mil mudas de citronela.

"Esta espécie funciona como repelente natural, ou seja, o plantio destas mudas é uma alternativa de baixíssimo custo e de nenhuma agressão à saúde da população, para diminuir o aumento do mosquito da dengue", afirma João Freitas Filho, coordenador da Ong. Lá, a Prefeitura fica responsável pela escolha dos locais onde serão plantadas as mudas de citronela. As regiões com maior incidência de pessoas com dengue terão prioridade no plantio desta espécie.

"Vamos iniciar agora este plantio e, em dois anos, poderemos observar a redução considerável da dengue, na cidade. Esta planta é muito usada em jardins e canis, principalmente em períodos chuvosos, época de reprodução do mosquito", enfatiza o coordenador da +Vida.

Outros municípios, a exemplo de José de Freitas, também aderiram a esta alternativa, e há duas semanas começaram a plantação de citronela, com o objetivo de evitar o avanço da dengue.

Fernandópolis

André Luiz Lemos Oliveira, professor de agricultura da Escola Municipal Melvin Jones, que funciona no mesmo terreno do Viveiro Municipal, informou que, esta semana, a procura pela citronela cresceu. Ele conta que a utilidade da planta como repelente é comprovada cientificamente, e indica que não é difícil fazer a popularização da citronela em Fernandópolis, desde que haja programa específico para isso.

"Temos algumas moitas para apresentarmos aos alunos, entre as diversas plantas medicinais que cultivamos aqui, mas a citronela se desenvolve fácil, e cada moita tem inúmeras mudas. Vale a pena investir na idéia", sugere o professor. Para quem não gosta dos repelentes industrializados, a citronela é uma saída para o consumo a preços justos, já que a muda custa cerca de R$ 2,50, nos viveiros particulares.

Na Escola Melvin Jones, a planta foi oferecida de graça à população,mas as mudas estão esgotadas, no momento.

ATENÇÂO:

A citronela é parecida com a erva-cidreira, mas não pode ser ingerida. A grande vantagem é repelir qualquer tipo de mosca ou mosquito em 50m2, por planta

Favor divulguem este comunicado a todos.

"Salvem Vidas"