A VIDA ESTÁ PÔR TODA PARTE

A VIDA ESTÁ PÔR TODA PARTE
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E VEJA

APRENDA SÔBRE :

AGRICULTURA NATURAL AGROAGRICULTURA.

A62-Agricultura natural

``A natureza ofereceu à semente um ambiente perfeito´´
Simon Piggott

O agricultor japonês Yoshikazu Kawaguci utiliza técnicas naturais e herdou o manto do pioneiro Masanobu Fukuoka. Localizada ao sul de Nara, antiga capital do Japão, sua pequena fazenda fica em um povoado para onde estão mudando habitantes urbanos. A velha casa de pau-a-pique onde vive com a mulher, a mãe e três filhos está
rodeada de casas modernas e uma estrada movimentada atravessa um de seus campos.

Antes da entrevista, Kawaguchi guiou-nos por sua fazenda. O arroz havia sido colhido e as cebolas recentemente transplantadas. Diferentemente da terra nua de seus vizinhos, os campos de Kawaguchi estão cobertos por um tapete verde. Ele arrancou um tufo de capim revelando uma grossa camada de matéria orgânica em decomposição. Era isso, disse, que fornecia toda a nutrição e umidade necessária à vida de suas colheitas.

Na horta, fileiras e mais fileiras de cenouras, rabanetes, repolho, brócolis e verduras folhosas crescem no meio da grama - um cenário de abundância e harmonia. Andamos ao lado de canais rasos de drenagem cavados para levar o excesso de água de chuva. Fora esses canais, a terra não é cavada nem o capim é retirado.
Mais tarde, em sua casa, tomamos chá acompanhado de bolinhos caseiros e conversamos sobre sua vida, filosofia e técnica.

Qual é a história de sua família?
Por muitas gerações, os membros de minha família eram arrendatários. Eu, o filho mais velho, nasci em 1939. Meu pai morreu quando eu tinha 11 anos. Quando terminei a escola, tomei o seu lugar na fazenda da família. Naquela época, a agricultura mecanizada e os agroquímicos estavam surgindo. Logo fertilizantes e pesticidas, tratores e outras máquinas dominavam a agricultura. Em minha juventude, usei esses métodos durante mais de 20 anos.

Por que passou para a agricultura natural?
Fiquei fisicamente doente por causa da maneira como vivia e trabalhava. Espiritualmente, eu havia perdido qualquer esperança no futuro. Era como bater contra uma parede. Não sabia o que fazer. Foi nessa época que li o livro "Fukugo no osen" (Contaminação conjunta), de Sawako Arioyoshi. Esse livro foi um marco na história do ambientalismo japonês, com impacto no Japão similar ao livro "Primavera Silenciosa", no Ocidente. Aquele livro me ajudou a compreender onde estava o meu erro. Vi, pela primeira vez, que meu método de agricultura prejudicava o meio ambiente e destruía a vida.
O que é agricultura natural?
Cada semente que plantamos tem sua própria vida. Deixamos essa vida se desenvolver assim como é, respeitando o seu processo de crescimento natural. A natureza deu à semente um ambiente perfeito; interferimos o mínimo possível. Isto quer dizer,que não aramos a terra nem removemos os outros tipos de plantas e insetos do campo.

Onde foi que a agricultura natural se originou?
No Japão. Foi iniciada por algumas pessoas que perceberam que a agricultura orgânica ocidental não oferecia uma solução para a preservação do meio ambiente e seus recursos. Sua filosofia e prática foram desenvolvidas por três pessoas: Masanobu Fukuoka, Hirashi Fujii e Mokichi Okada.

Quais são as diferenças entre a agricultura orgânica e a agricultura natural?
Embora os agricultores orgânicos evitem substâncias artificiais, usam todo o tipo de aditivos, tais como composto e esterco, pesticidas orgânicos etc. Além disso, quando aram o solo, freqüentemente usam máquinas que exigem muita energia artificial - não só o combustível usado para operar a máquina, como também a energia necessária para fabricá-la. Já a agricultura natural é isso mesmo, totalmente natural. Usa apenas o que se encontra no campo.

A agricultura natural pode ser praticada na Europa ou na América, onde os campos são muito maiores do que no Japão?
Sim. Pode ser praticada em qualquer lugar.Em campos maiores, vão necessitar de mais gente. Porém, quando se considera o número de pessoas empregadas na fabricação de fertilizantes, pesticidas, maquinário etc., o tempo total gasto para produzir safras pelo método natural é menor.

Como a pessoa que quer praticar a agricultura natural vai começar?
Não deve arar o solo. Não deve usar composto, fertilizantes orgânicos ou quaisquer aditivos. Não deve considerar a grama nativa como erva daninha que precisa ser removida, nem deve considerar os insetos como predadores que precisam ser exterminados. Eles não são inimigos, são essenciais à saúde do solo.
Existem algumas variações segundo as diferenças do solo e do clima. Por exemplo, o método de plantar as sementes. Em alguns casos, elas podem ser espalhadas. Em outros, precisam ser plantadas no solo. Em outras circunstâncias, talvez precisem ser criadas como mudas e protegidas até o transplante. Às vezes, pode ser necessário cortar a grama ao redor quando ela ameaça a jovem planta.

Quanto os japoneses estão interessados em agricultura natural?
O interesse aumentou nos últimos cinco anos, mas o número de agricultores dedicados em tempo integral à agricultura natural é muito pequeno. A maioria das pessoas interessadas é constituída de pequenos proprietários que plantam para consumo próprio. Eu estou em contato com treze grupos que trabalham em diversas partes do Japão. O maior, ao redor de Osaka, é formado por mais de 300 pessoas que plantam em campos nas montanhas.

Você acha difícil viver em harmonia com o mundo moderno?
Na minha juventude, eu estava muito preocupado com as contradições que via em volta. Hoje aceito o fato de que nasci neste mundo e pronto. Talvez não seja possível mudar o mundo, mas podemos mudar a nós mesmos. Podemos tentar estabelecer nossas vidas naquilo que é natural e bom.
_____
Fonte:Resurgence,nº 201, julho/agosto 2000